"Certo" ou "Errado"?

É muito comum nossos bichinhos fazerem algumas coisas que não queremos ou que julgamos errado. Mas pra ele, não tem essa de "certo" ou "errado", tem o que é seguro ou inseguro, agradável ou desagradável, o que traz recompensa e o que não traz. Então ajude ele a entender quais são as regras que você criou, o que é certo pra você deve ser bom pra ele, e o que é errado pra você deve ser no mínimo indiferente pra ele.

Então pense em qual é esse "comportamento indesejado" que você quer mudar nele. Repare que eu falei "mudar".

Por que o bichinho tem esse comportamento indesejado?

Se seu bichinho pratica esse comportamento "errado" ou melhor indesejado é porque isso traz alguma coisa boa pra ele. Essa coisa pode ser nossa atenção, pode ser proteção por algo que ele goste ou não quer dividir, pode ser medo, ansiedade, euforia, stress, tédio, incomodo etc.

O melhor jeito de descobrir o porquê desse comportamento é analisando o momento exato que ele acontece e tudo que está no ambiente (pessoas, animais, objetos, sons, cheiros etc). Faz parte dessa análise entender qual é a recompensa que sustenta esse mau comportamento.

O que a FAMÍLIA faz quando o bichinho exibe esse comportamento indesejado?

Na maioria das vezes o bichinho é recriminado por exibir o comportamento indesejado, por meio de uma chamada de atenção, um sermão, um castigo, mas mesmo assim, ele continua se comportando da mesma forma. Muitos dizem que é por querer, que ele sabe que está fazendo "errado", ou é por birra mesmo. Posso dizer com certeza que você está errado em pensar isso dele. Infelizmente você ainda não entendeu que ele está fazendo isso por alguma dificuldade de compreensão e está conseguindo sua recompensa.

Então, eliminar a recompensa pode ser o caminho mais curto e assertivo para diminuir o comportamento indesejado. Mas só isso não basta. Se seu bichinho quer atenção, quer proteger algo, sente medo, ansiedade, euforia, stress, tédio, incomodo etc, esses sentimentos não vão acabar, então temos que mudar o comportamento indesejado para um comportamento aceitável, "certo", desejável pela família.

O que seu bichinho deve fazer de diferente para conseguir o que quer?

Essa é a pergunta mais importante de todas e cabe somente a família responder. Qual é o comportamento aceitável que o bichinho deve fazer pra conseguir o que ele quer?

Se a família treinar esse novo comportamento e recompensá-lo muito por isso, dando ao bichinho o que ele quer, e até um pouco mais, com certeza ele vai exibir esse comportamento que é "certo" ao invés daquele mau comportamento que é "errado".

Não puna seu bichinho. Não use técnicas aversivas. Não crie traumas. Simplesmente ignore seus erros e deixe que ele se frustre com a falta de reforços. Treine um novo comportamento e reforce muito seus acertos.

Busque Orientação

É importante você entender seu bichinho e saber se comunicar bem com ele. Um profissional fará as devidas orientações de como fazer isso da maneira mais natural possível. Ele também te ajudará a alinhar as expectativas de resolução dos maus comportamentos, porque muitas vezes é preciso muito empenho, mas outras vezes simples mudanças na rotina e ações da família já surtem o efeito esperado.