nessecidades básicas

A gente reclama quando nosso bichinho faz coisa errada. Mas será que a gente não tá em falta com ele? Muitos problemas comportamentais são causados por não suprirmos suas necessidades básicas diárias.

Todo bicho que tem suas necessidades básicas supridas vive de maneira equilibrada e feliz.

atividade física

Atividade física é mais do que um passeio de 15min na rua, é mais do que jogar um brinquedo pro bichinho, é muito mais do que ter um quintal grande para o cachorro correr ou uma prateleira e um arranhador para o gato subir e arranhar.

Atividade física tem a ver com o gasto energético diário, com a coordenação motora, melhor funcionamento do sistema cardiovascular etc.

Então não deixe seu cão destruir sua casa toda porque está ocioso e cheio de energia pra gastar, ou pior, se machucar lambendo ou mordendo as patinhas (comportamento compulsivo). Brinque muito com ele e passei frequentemente em ruas, praças, parques etc. Não se engane só porque ele aparenta cansado. Se as atividades físicas forem frequentes e na quantidade que ele necessita, ele ficará muito mais calmo naquele dia de chuva que você não poderá sair com ele.

atividade social

Muita gente acha que o bichinho é socializado quando ele brinca com todo mundo. Essa é uma visão errada.

Faz parte da socialização entender e respeitar o espaço de cada indivíduo e saber se comunicar com clareza. Se tem alguém que não quer assunto, não adianta seu bichinho ficar em cima chamando pra brincar.

Pra isso é importante que seu bichinho tenha contato com muitos, mas muitos outros bichinhos, pessoas (diferentes etnias, idades, formas corporais, sexo e até jeito de se movimentar), com muitos objetos, ambientes e situações.

O mais importante é que cabe a nós darmos o devido suporte na apresentação e comunicação com esses vários elementos. Devemos ajudar nossos bichinhos a criar boas associações e ajudá-lo a se comunicar de uma maneira clara e com respeito ao próximo.

Atividade Mental

Dar uma voltinha na rua, prestar atenção no movimento de bichos e humanos, cheirar as plantas, brincar de caçar o alimento, resolver problemas e aprender truques são só alguns exemplos de tudo que seu bichinho precisa viver diariamente pra ter suas atividades mentais supridas.

Facilmente encontramos vídeos que ensinam a fazer alguns brinquedos caseiros com garrafas descartáveis, caixas de papelão e afins. Então não poupe esforços em criar brincadeiras. Não dê as coisas de mão beijada para seu bichinho. Deixe que ele faça por merecer cada carinho, petisco, brinquedo ou algo que queira cheirar. Motive ele a pensar, a resolver prolemas, a lidar com a frustração.

Quando o bichinho é estimulado mentalmente ele não fica só mais inteligente, ele passa a ter uma vida muito mais divertida e saudável.

Busque orientação

Antes de tentar resolver ou questionar os maus comportamentos do seu bichinho, tente suprir as necessidades básicas diária dele. Algumas mudanças em nossa rotina são mais eficazes do que treinos de obediência com o bichinho. Talvez seja interessante fazer apenas uma consultoria e ser orientado por um profissional que te ensinará a melhor forma de se comunicar com seu bichinho e ter uma relação de qualidade.